quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Não bastasse o futebol...

''Guitar hero' me deu oportunidades', diz brasileiro campeão mundial de games

G1 entrevistou Fábio Jardim, que venceu o World Cyber Games 2009.
Estudante de 14 anos quer usar prêmio de US$ 7 mil para comprar jogos.

Gustavo PetróDo G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Ampliar FotoFoto: Divulgação

Fábio Jardim comemora a vitória na categoria 'Guitar hero' no lugar mais alto do pódio no World Cyber Games, em Chengdu, na China. (Foto: Divulgação)

Depois de mais de um dia de viagem da cidade de Chengdu, na China, até o Brasil, o novo campeão mundial do game “Guitar hero” quer apenas descansar. Durante cinco dias, Fábio Jardim enfrentou uma verdadeira maratona na competição World Cyber Games (WCG), enfrentando oito adversários até vencer a competição de games que é uma das maiores do mundo.

“Guitar hero” é um jogo musical que, ao lado de “Rock band”, permite que até quatro pessoas montem uma banda e toquem músicas de artistas famosos, utilizando controles que imitam instrumentos musicais de verdade como guitarra e bateria.

A comemoração do estudante de 14 anos, que cursa a oitava série do ensino fundamental, aconteceu apenas quando ele chegou em casa. “Quando venci, mal acreditei. Abracei meus amigos, mas comemorei de verdade com a minha família

tanto por telefone lá da China quanto ao chegar de viagem”, conta. Além da medalha de ouro, o garoto recebeu US$ 7 mil de prêmio.

  • Aspas

    Quero gastar uma parte do dinheiro em videogames e comprar o novo 'Guitar hero'"

O caminho até o lugar mais alto do pódio não foi fácil. Nas oito partidas que Jardim disputou, cinco em fase de grupos mais três eliminatórias, ele enfrentou os melhores jogadores do mundo, que venceram a fase nacional de seus respectivos países. “A partida mais difícil foi nas quartas de final, pois enfrentei o campeão mundial do ano passado”, conta o menino. “Foi uma partida muito disputada, venci porque errei uma nota a menos do que meu adversário. A diferença foi mínima, de 5 mil pontos”.

Ampliar FotoFoto: Gustavo Petró/G1

Fábio Jardim (à esquerda) foi campeão brasileiro do WCG antes de ser campeão mundial da competição. (Foto: Gustavo Petró/G1)

A disputa final, diz o estudante, foi mais tranquila. “Enfrentei o segundo colocado no WCG dos Estados Unidos. Após o ‘solo’, eu estava 30 mil pontos na frente, mas não podia parar de tocar para comemorar”.

O jogador, que ainda não tem patrocínio, atribui a “Guitar hero” tudo o que conseguiu até o momento em sua vida. “Continuarei treinando e participando de competições com o game. Ele me deu muita coisa, conheci muitas pessoas, viajei para a China, provei até escorpião”, explica. “O jogo me fez conhecer bandas e artistas como o Van Halen que, hoje, sou fã. Eddie Van Halen é, para mim, o melhor guitarrista do mundo”.

Fábio Jardim também já tem planos para o prêmio que recebeu. “Quero gastar uma parte do dinheiro em videogames e comprar o novo ‘Guitar hero’. O restante deixarei guardado para usar no futuro”.

Foto: Arquivo pessoal

O estudante de 14 anos venceu a etapa mundial do WCG disputada na China. (Foto: Arquivo pessoal)

Nenhum comentário: