sábado, 21 de novembro de 2009

I love Japan (L)

Netbooks a 1 dólar no Japão!

O boom mundial dos Netbooks também chegou ao Japão, a princípio com pouca força porque as marcas locais como Toshiba ou Panasonic tentavam proteger seu mercado local onde podiam vender seus próprios Netbooks quatro ou cinco vezes mais caros que marcas taiwanesas como Acer ou Asus. Mas pouco a pouco as marcas locais sucumbiram à avalanche de Netbooks que invadem o mercado.

A concorrência é tão grande que há alguns meses é possível comprar qualquer modelo de Netbook por 100 ienes (2 reais aproximadamente). A condição para conseguir um portátil tão barato é assinar um contrato de dados 3G durante dois anos. Os contratos de dados variam segundo a companhia.

Por exemplo, a EMobile, companhia mais popular em contratos de dados no Japão oferece 7.2Mbps por 6.000 ienes ao mês (115 reais) sem limite de transferência de dados. Por ser uma velocidade considerável por um preço razoável, muitos usuários estão optando por cancelar a conexão de fibra óptica em casa para utilizar o 3G como método de conexão tanto em casa como fora.

Enquanto isso por aqui as operadoras de telefonia continuam sendo as recordistas em números de reclamação enquanto o governo busca acordos absurdos e espúrios para jogar a conta novamente nas costas da classe média.

Fonte: El Pais.

Nenhum comentário: