segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Natal e a Economia

Quem não se encanta com a magia do Natal? Ou melhor: quem não sente o Espírito Natalino? Bem, essa data muito especial acaba tendo uma receptividade um tanto quanto divergente quanto a sua origem. Não quero aqui discutir como e quais foram os motivos para que o Natal fosse determinado sua comemoração no dia 25 de Dezembro. Apenas quero atentar para algumas características dessa época tão festiva e tão lucrativa. Sim, papai noel é capitalista.

Quando lembro do Natal, já me vem a mente a imagem do Papai Noel. O bom Velhinho, corcunda, que trabalha o ano todo feito um doido para atender a demanda dos que se comportaram bem. A cor original do Santa Claus não é vermelha, era marrom ou verde, há ainda uma discussão sobre isso. Bem, o que ressalto nesse "detalhe" é, se hoje tudo no Natal é vermelho, agradeçam à Coca-Cola. Sim, a cor preferida do Papai Noel é a mesma do Urso Polar. Em 1931 a Coca-Cola lançou uma campanha publicitária, que utilizou a representação do cartunista Thomas Nast, em 1886, só que com as cores da bebida viciante...

O menino Jesus do Presépio está perdendo espaço... Consequências do mundo capitalista. Não sou contra o capitalismo, só acredito que não existe mais outra maneira de viver se não for por esse sistema. Sistema de meritocracia, mas também de grandes despropósitos. O verdadeiro sentido do Natal é deixado de lado por conta do amigo-secreto (que jeito bom de vender bugigangas do R$ 1,99!!). Não vejo nada vazio, todas as lojas lucram. Isso é ruim? Não, obviamente. Isso aquece a economia, salva muitas empresas de fecharem o ano no vermelho (sem analogias a cor predominante) e até cria oportunidades de trabalhos que acabam descobrindo novos talentos. A Economia ganha muito com isso, obrigada!



Outra coisa que me faz pensar e questionar muito: o trabalho voluntário. Não sei se é a tentativa de ser um bom menino (ou menina) na noite para o dia que torna o terceiro setor mais ativo. Sabe, sou voluntária sempre que posso pelo Rotaract e sei que o mundo precisa da minha contribuição o ano todo . As pessoas passam por necessidades entre o Ano Novo e o Natal, e não só entre o Natal e o Ano Novo... As crianças nos orfanatos sentem falta de carinho em muitos momentos. Muitas gostariam de uma oportunidade de trabalho o ano todo. Não que o Natal não seja importante, acho que nessa época tudo torna muito mais sensível aos nossos olhos. Mas reconhecer que o próximo precisa de ajuda, não precisa ser Natal. Seja voluntário sempre. A pobreza do mundo está diretamente ligado à forma como você se mobiliza para que ela acabe.

A Economia no Natal, seja da visão social ou do crescimento econômico, deve ser sempre analisada com olhar crítico e principalmente com a mão no bolso. Gastos com coisas desnecessárias além de te deixar ainda mais endividado (e não me venha com o "eu mereço" que isso é discurso de pessoas que arrumam pretexto para serem gastadoras, e não de meritocracia). A sensibilidade deve estar sempre na vida das pessoas, para o bom senso e para a racionalidade o ano todo. Não podemos nos deixar influenciar pelo marketing gerado para o desencadeamento do consumo (a Selic vai aumentar...) e principalmente se perguntar: qual o motivo dessa tradição? É tradição mesmo ou foi algo imposto pelo mercado? Entender o que comemoramos. E principalmente precisamos resgatar o principal motivo dessa comemoração: o nascimento maior líder do mundo - Jesus Cristo. Seus ensinamentos servem para sua vida pessoal e profissional. (Não sigo nenhuma dica de livro motivacional, apenas a Bíblia me dá algumas orientações quando não encontro em lugar algum, e mais nada).

Meu desejo é que todos possam entender como a lógica do marketing funciona em nosso consumo e como ela pode ser incorporada em nossas tradições de forma lúdica e romântica. O mundo precisa de muitas pessoas dispostas a querer mudá-lo e sem que aceite as imposições em função do consumo, as quais não contribui para uma sociedade mais crítica e construtiva.

Seja a mudança que quer ver em 2011. Feliz Natal!

Nenhum comentário: