terça-feira, 20 de julho de 2010

Como você lida com os problemas?

Uma matéria super interessante na Época Negócios desse mês (nº41) traz uma entrevista com o Coach Americano de muitas empresas, MARSHALL GOLDSMITH, o qual diz que a atitude positiva é a melhor forma de chegar ao sucesso, bem como ter a felicidade no trabalho e na vida pessoal.

"As pessoas devem ter claro quem são e o que querem ser e fazer para ser bem-sucedidas", ele diz. Isso é fato, mas dificilmente encontro alguém que consegue definir em poucas palavras quem são e o que esperam, o que desejam, o que pretendem...

No mundo em que vivemos, podemos esconder quem realmente somos, simplesmente passando outra imagem que julgamos mais interessante. No mundo corporativo não é diferente. Muitas vezes aceitamos as opções (ou imposições), sem estar de fato concordando com aquilo, simplesmente o mundo está acontecendo e não devemos deixar as oportunidades passar.

Aí, chegando em outro ponto em que o Marshall comenta - ter identidade, pensei: realmente, devemos saber quem somos, até onde vamos ou até onde podemos ir, ou se realmente não temos essa limitações (o céu é o limite!). Dizer não algumas vezes não significa que não tenha personalidade, muito pelo contrário. Dizer não é delimitar, deixar bem claro o que se busca, o que você se propõe a fazer. Deixar tudo transparente é uma forma de estabelecer critérios mínimos para a felicidade. Isso é ter identidade, acredito eu. E isso se tornará, em longo prazo, sua reputação.

A realização e aceitação são dois fatores que impactam o profissional e o pessoal. Marshall diz que, a realização, ao ser discutida de fato, deve-se considerar o que se faz para o trabalho e vice-versa (o que o trabalho te dá em troca). Em muitos casos da aceitação, empreendedores natos normalmente gostam de controlar suas vidas e dificilmente encontrarão em outra pessoa o mesmo espírito (você precisa aceitar as pessoas como elas são!). Portanto, aceite. Você é diferente de outras pessoas também!

Atitudes positivas: Assertividade X Síndrome de Poliana

Assertividade é uma virtude; é o meio termo entre o excesso (no caso, agressivo) ou pela falta do mesmo (ficar submisso). Síndrome de Poliana é a fuga da realidade (enxergando tudo "cor de rosa"). Atitude positiva pode combinar perfeitamente com a postura direta.

Uma dica para que essa reflexão seja diária é se perguntar se você foi feliz hoje.

Eu posso adiantar que não fui feliz, mas com certeza o dia de hoje vai contribuir para que outros e outros dias sejam felizes!

Um abraço!

Nenhum comentário: