terça-feira, 17 de novembro de 2009

FUJI YOSHIDA

Agora bateu um momento nostalgia...

Lembrei-me de como foi maravilhoso conhecer o Japão, aliás, uma pequena parte dele, pois apesar de parecer pequeno, é imenso...

Lembrar das crianças indo para a escola sozinhas, das pessoas trabalhando sem esmorecer, da cidadania presente da cerne de qualquer pessoa, até mesmo em pessoas como eu, brasileiras (orgulho de ser sempre) mas que acabam admirando essa virtude e compartilhando com toda população.

Quando fecho os olhos, a imagem que me vem a cabeça é a do Monte Fuji. Eu convivi com esse gigante nipônico por quase todos os dias em que estive lá. Incrível sua imponência e o respeito que as pessoas têm para com ele, o Fuji San.

Saudade também do chão de tatami, de entrar sem os sapatos dentro das casas, saudade do missoshiro, do chá verde...

Saudade do jardim Oshino, do lago Yamanaka, lago Kawaguchi...

Foi bom também para sentir o calor do Brasil.
Entre os brasileiros e brasileiras que conheci lá, não tenho do que me queixar.
O companheirismo e a solidariedade foram além. Acho que compartilhar a dor da saudade nos deixavam mais próximos...

Passar o Natal trabalhando... Esquecer o sabor da mortadela, o futebol com os amigos...

Mesmo assim, sinto saudades.
Fuji Yoshida sempre será minha segunda terra natal, pois lá eu aprendi a ser outra pessoa...

Nenhum comentário: