quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Não coloquei tema nesse post por não conseguir definir em algumas palavras essa sensação que tenho e que muitas mulheres tem sentido. Mas acho que a imagem acima (by google) deve incitar na mente de cada leitor (ou leitora) o que eu me proponho a escrever aqui.

Há dias estamos acompanhando casos em que mulheres são vítimas fatais de relacionamentos conturbados. Não quero aqui apontar o dedo a ninguém, mas sim a minha posição em relação aos sentimentos das mulheres.

Ao longo dos anos, as mulheres buscam pelo seu espaço, a fim de divulgar suas ideias, seus pensamentos e seus sentimentos, que até certo tempo foram reprimidos e ignorados. Mas confesso que algumas coisas eu, como mulher, jamais deixarei de ter, ou pelo menos, quero sempre sentir: proteção e respeito.

Não quero ser sustentada por um homem, nada disso. Hoje em dia eu acho que faltam esses sentimentos do homem para a mulher, seja numa relação de amizade, de romance, de "rolo", de amor, provoca uma distorção de princípios...

Ouço muitas amigas questionando a falta de comprometimento com nos relacionamentos. Não sei se a imagem que muitas mulheres passam hoje (powerful woman) deixam os homens descompromissados... E não são de poucas amigas que eu ouço isso! Você sai uma noite, "fica", tudo bem, ótimo. Na semana seguinte, outra ligação, ótimo. Na outra semana... talvez ele ligue, mesmo você tendo mandando mensagens, e-mails, se mostrou interessada. Quem sabe... E fica por isso mesmo.

Eu não quero achar um Leopold (do filme Kate e Leopold), mas falo por muitas mulheres: sentimos falta de tentar conhecer melhor as pessoas com o mesmo intuito. Há muita assimetria no início, que depois de algumas conversas, beijos, "pele", sabe-se que ali pode começar um relacionamento (de namoro, de ficantes, de amantes, de qualquer coisa). Mas eu não vejo a mesma premissa...

Sei que o que está na mídia hoje (sobre os casos Mércia e Eliza) é um resumo de como muitos homens estão ficando insensíveis. Não quero aqui comparar nenhum caso com o outro, mas tratam-se de mulheres, que mesmo mostrando toda sua independência, busca proteção e respeito pelo companheiro...

Também quero colocar aqui que muitas mulheres não estão na mesma busca que eu e minhas amigas: relacionamentos mais sólidos, ter alguém que você possa dizer: estou com ele. Sei de meninas que saem com o primeiro que a química rolar. E depois de meia hora, está beijando outro. E no final da noite, vai para cama com outro. E isso é visto como normalidade. (Parem o mundo, eu quero descer....)

O que os homens buscam? Mulheres siliconadas, que estão na moda, populares e que apreciam uma conta bancária ou um carro novo?

Eu não sou nada disso. Pelo diagnóstico que fiz com minhas amigas, somos mulheres que gostamos de dormir agarradas com seus parceiros (de conchinha, sabe?), de receber flores (pode ser uma única flor, o efeito é o mesmo), de ir no shopping (mesmo que seja para ele comprar a chuteira)... Gostamos de fazer surpresas (aquele bolo de chocolate, ou só o chocolate, em alguma noite... Talvez, um pouco de morango e chantilly....), gostamos de ser admiradas pelo que temos na mente, pelo que falamos, pelo que vivemos.

Enfim, foi só um desabafo depois de longas conversa com as amigas!
Agora, um trecho que eu sempre achei lindo, e define tudo o que uma mulher deve ser...

O texto a seguir foi escrito por Audrey Hepburn, quando lhe pediram que revelasse seus segredos de beleza.

1- Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.

2-Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas.

3-Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos.

4-Para ter cabelos bonitos, deixe uma crianca passar seus dedos por eles pelo menos uma vez ao dia.

5-Para ter boa postura, caminhe com a certeza que nunca andará sozinha.

6-Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas. Jamais jogue alguém fora.

7-Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos descobrimos porque temos duas mãos, uma para ajudar a nós mesmos, a outra para ajudar ao próximo.

8-A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo.A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.

9-A beleza de uma mulher não está na expressão facial, mas a verdadeira beleza de uma mulher está refletida em sua alma.Está no carinho que ela amorosadamente dá, na paixão que ela demonstra.

10- A beleza de uma mulher cresce com o passar dos Anos.

(Audrey, (04/07/1929 - 20/01/1993) foi atriz, modelo e humanista. Além do rosto bonito, era uma mulher humilde, gentil e charmosa que preferia cuidar dos outros a seu redor do que de si mesma).




Nenhum comentário: