sábado, 14 de agosto de 2010

EnTenda de Economia - 2010

EnTenda de Economia é uma das ações planejadas pelo Corecon-Pr para comemorar os 59 anos da Lei 1.411/51, que regulamentou a profissão do economista. O projeto tem a finalidade de aproximar o Economista da população, enaltecendo a importância da sua atuação em diversas áreas. Para o Conselho da categoria, este é um modo de destacar o Economista perante os demais profissionais na sociedade, esclarecendo que ele é o profissional mais capacitado para entender e interpretar os fatos econômicos que afetam o cotidiano das pessoas.


Na sexta-feira, dia 13 de agosto, Dia do Economista, o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-Pr) realizou o projeto EnTENDA de Economia, que levou informações importantes para a população de como planejar o orçamento doméstico. O evento aconteceu nas cidades de Curitiba, Cascavel, Londrina e Guarapuava, com atendimento gratuito ofertado por economistas e acadêmicos do curso de economia. Esta ação tem como objetivo comemorar o Dia do Economista promovendo atividades que estimulem uma discussão econômica, visando fortalecer e destacar a importância deste profissional perante a sociedade.


Economistas, alunos e professores da área vão desenvolver uma grande ação de cidadania nesta data, esclarecendo dúvidas da população sobre diversos assuntos ligados à economia como taxa de juros, inflação, câmbio, importação, exportação, subsídio, taxa, tarifa, imposto, bolsa de valores, ações, produtos financeiros, além de procurar entender melhor como funcionam as operações para a obtenção de empréstimos, financiamentos, uso do cartão de crédito e do cheque especial, aplicação na bolsa de valores, entre outros.


Cartilha: “EnTENDA de Economia: dicas para o consumo consciente”, que traz uma orientação completa para auxiliar o consumidor no planejamento eficiente dos seus gastos. A cartilha foi elaborada pelos alunos de economia da Universidade Federal do Paraná em parceria com o Corecon-Pr.

Comentário: Aprendi mais do que contribui. Aprendi ensinando, ouvindo, olhando nos olhos. Muitas pessoas acreditam que a Economia não é algo distante, mas tentei explicar que isso não é verdade. A falta de dinheiro no final do mês foi o que mais ouvi. Outros tentavam entender o que se faz para emprestar dinheiro. Raríssimas pessoas me perguntaram sobre taxa de juros, câmbio ou a crise financeira... E são tantas coisas que refletem diretamente na vida das pessoas...

A Economia é a vida, resumida em estudo e trabalho (para a nossa vida cotidiana).
Estudar: para ter um bom trabalho ou que lhe permita exercer uma profissão, que chamarei de trabalho (fonte de renda), que financie mais coisas boas na vida;
Trabalhar: ganhar dinheiro , para financiar a vida;

Fases da vida:
Infância: Alguém, que possui uma boa fonte de renda e estudou para que isso acontecesse, sustenta os pequenos;
Juventude: Começam as coisas boas da vida, que são financiadas pelo seu trabalho;
Casar: quem casa quer casa e faz festa - tudo depende do seu trabalho - do quanto se ganha - de acordo com seu nível de escolaridade;
Filhos: dívidas por até 25 anos e depende do quanto se ganha, dado o nível intelectual adquirido (dos pais e dos filhos);
Divórcio: Bens, que por sua vez, são oriundos de anos de trabalho (espera-se que sim);
Terceira Idade: Aposentadoria, Plano de saúde...

Dá pra imaginar a nossa vida sem Economia? :D


"Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”

Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religioso, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc." (http://www.oeconomista.com.br/conceito-de-economia/)


“Perante Deus eu Juro fazer da minha profissão de Economista um instrumento não de valorização pessoal, mais sim utilizá-lo para promoção do bem estar social e econômico de meu povo e minha nação, cooperar com o desenvolvimento da ciência econômica e suas aplicações, observando sempre os postulados da ética profissional.”

Nenhum comentário: