quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"Calculadora maluca" diz quando comprar e vender ações da Bolsa

Ferramenta nasceu de conceitos de economia, geometria e astrologia; analistas alertam para riscos de métodos que parecem mágicos

Olívia Alonso, iG São Paulo | 25/08/2010 05:45

Imagine uma calculadora capaz de apontar quando a Bolsa de Valores vai atingir máximas e mínimas. Com ela, o investidor sabe o momento certo de comprar e vender as ações e, assim, ganhar dinheiro. É o que faz o economista José de Oliveira Barros, que trouxe a chamada “Calculadora dos Quadrados Naturais” dos Estados Unidos para o Brasil e afirma ter ficado “muito bem financeiramente” com ela. O método é tentador, mas requer cuidados, segundo analistas.

Criada no início do século passado pelo matemático e operador de mercado norte-americano William Delbert Gann, a Calculadora dos Quadrados Naturais é composta por réguas circulares e retangulares, números e ângulos. A partir do posicionamento das réguas em datas e números (que podem significar preços ou pontos), os ângulos formados entre elas ditam se o momento é de virada de preços (“turning points”), suporte (valor mínimo) ou resistência (valor máximo). Há uma legenda para indicar o que significa cada ângulo.

Com a ferramenta, Barros diz que foi possível prever os pontos máximos do Ibovespa – o índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) – em 2008 e 2009. Em um relatório publicado em 2007, o economista havia ditado o comportamento do índice para o ano seguinte. Para chegar aos números, ele posicionou as réguas nos ângulos que, na legenda, correspondiam aos pontos de máximas. Além disso, o uso da calculadora requer também o conhecimento de um componente da análise gráfica tradicional, que é a observação da performance do preço do ativo na história, segundo Barros.

“Antes de ler a calculadora, é preciso conhecer o histórico do mercado e analisar graficamente se o movimento é de ascensão ou declínio”, explica. Pelo histórico do ativo, o analista projeta os ciclos no futuro e identifica se a trajetória é para cima ou para baixo. Para isso, Barros possui uma base de dados e estuda constantemente o comportamento das commodities, ações ou índices de ações. Para este ano, ele diz que as réguas apontam para um terceiro trimestre ruim para o Ibovespa. “A tendência é de baixa até 2012”, completa.

Calculadora dos Quadrados Naturais foi elaborada a partir de conceitos de astrologia, geometria, economia e religião

Método atemporal

Para fazer projeções como a do Ibovespa, Barros diz ter estudado a Calculadora dos Quadrados Naturais e seu criador, o matemático William Delbert Gann, durante mais de quatro anos. “Eu atuava no mercado desde 1985, mas em 2006 decidi deixar tudo e me dedicar ao estudo do método de Gann, que eu já conhecia um pouco”, conta.

Fonte: http://economia.ig.com.br/mercados/capitais/calculadora+une+astrologia+e+economia+para+quem+investe+em+acoes/n1237758273089.html

Comentário: Eu ainda prefiro Análise Técnica e Análise Fundamentalista.

Nenhum comentário: