segunda-feira, 12 de julho de 2010

Porque o fracasso lhe subiu a cabeça

Sempre ouço discursos de derrotas, de lamentações, de reclamações mesmo. Não vou fazer uso da velha frase: "Se reclamar resolvesse os problemas...", pois isso também não resolve nada. Mas adotei ao longo dos anos, principalmente na faculdade, um pensamento: tudo o que você tem ou é, a culpa não é de ninguém, é exclusivamente sua.

Nos tempos da faculdade, o fracasso nas notas: a culpa é do professor que não sabe dar aula. A falta de dedicação para um trabalho ou prova: a vida profissional demandou muito mais tempo. Muitos culpam o governo pelo seu mal desempenho atual (alegado que a base educacional pública foi/é insuficiente).

Mas as escolhas são suas! Se não teve oportunidade de estudar quando era criança, vamos estudar então! Se não está no cargo que você quer, vamos nos mexer porque o mercado está aí, ofertando mil empregos e faltando profissionais... Se não tem namorado (a), será que até agora você tem sido uma boa namorada (o) ?? Pois é...

Isso também vale para a vida pessoal. É muito mais fácil lamentar e viver como coitadinhos (as) do que tentar assumir as deficiências e tentar ser diferente ou melhor do já é. "Eu nasci assim". Ô frase infeliz! Se eu continuasse a ser como eu era, eu vivia chorando (meus pais e meus familiares sabem muito bem do que eu falo...). Além de chorar, eu era extremamente nervosa, por nada.

Quer dizer que, se hoje sou uma cidadã mais civilizada e educada, a culpa é de quem? Eu não contribui para nada? Calma lá! Contribui sim... (Existem muitas pessoas que preferem se isentar da culpa ou não assumir a realidade e saem por aí dizendo que é a vontade de Deus... Deus nos deu o chamado "livre arbítrio"...).

Aprendi a me virar sozinha, a "não criar expectativas", a aprender a ser melhor sempre. Notei e adotei que saber falar é a chave que abre todas as portas. GENTILEZA GERA GENTILEZA. Ser bom não significa ser bobo. Ao ser dedicado, quem mais ganha é a gente mesmo. Detesto discurso de gente fracassada...

Minha mensagem de hoje é para que as pessoas não esperem pelos resultados. Meu conceito de resultado é a materialização do seus atos, da sua dedicação e do seu conhecimento. E tudo acaba na mesma frase: seja a mudança!

Na verdade esse post surgiu ao ouvir o novo som da Pitty:

Fracasso

O êxito tem vários pais
Órfão é o seu revés
Aos que sofrem por fim o céu
Abranda raiva
O que trago sobre os ombros
É meu e é só meu
Sustento sem implorar a benção e o pesar
Mas vil é desdenhar do que não se pode ter
Vive tão disperso
Olha pros lados demais
Não vê que o futuro é você quem faz
Porque o fracasso lhe subiu a cabeça
Atribui ao outro a culpa por não ter mais
Declara as uvas verdes mas não fica em paz
Porque o fracasso lhe subiu a cabeça

O maestro bem falou
A ofensa é pessoal
Quem aponta o traidor
É quem foi traído
Já sabe o que é cair
Ao menos tentou ficar de pé
E vítima de si, despreza o que nunca vai ter
Mais verde é sempre além do que se pode ver
Vive tão disperso
Olha pros lados demais
Não vê que o futuro é você quem faz
Porque o fracasso lhe subiu a cabeça
Atribui ao outro a culpa por não ter mais
Declara as uvas verdes mas não fica em paz
Porque o fracasso lhe subiu a cabeça

Nenhum comentário: