terça-feira, 27 de outubro de 2009


Econometria...

Professor Guilherme é um ótimo professor.
Com ele estou aprendendo a tal Econometria. Estamos indo pelo lado mais prático, tudo no excel.
O difícil é colocar dentro do excel dados que tenham sentido econômico...

É a visão Freakonomics, eu achei super legal na primeira fase.

Econometria é a disciplina na Economia que comprova estatisticamente e matematicamente se uma relação entre duas ou mais variáveis existe ou não. Por exemplo, as curvas de Engel, onde afirma-se que a pessoa passa a consumir mais porque passa a ter uma renda maior.

Será que o aumento do salário mínimo justifica o aumento na venda de automóveis no Brasil??

Taxas de juros? Influencia.
Número de mulheres que passaram a comprar carros? Influencia.

O problema é obter os dados...

Taxa de juros? A praticada pelas financiadorasm onde eu encontro??
Joguei na regressão a média da taxa média da Selic... (olha que salada...)

Onde eu consigo o registro histórico do número de CNH's emitidos para mulheres?
DENATRAN eu já vi e não encontrei nada... (até e-mail mandei para que alguém de lá me responda...)

Sites do Ipeadata, IBGE, Banco Central, tudo já foi revirado...

Como diz meu professor: deve-se passear no supermercado e ver o que lhe serve.
Eu tô procurando o alfajor da turma da mônica: existe, mas é difícil de encontrar!!!

É... Vamos estudar!!! e queimar a cuca....

Nenhum comentário: