segunda-feira, 21 de março de 2011

A Economia Internacional


Quando falamos da Economia em escala mundial, não estamos apenas falando do sobe e desce das bolsas, ou do PIB em relação ao outro. A Economia Internacional vai além de números e estatísticas. Conta também com outras variáveis como: cultura, política, geografia, etc... Como sempre, as Ciências Econômicas estuda os fenômenos sociais que afetam diretamente o bem-estar da humanidade.

Ao analisar as notícias do mundo, vejo que sempre há um motivo que envolve a economia. Vejamos o caso terrível do mais recente (e assustador) tsunami no Japão. Após ler o blog "Prosa Econômica", com o post "Contra a Maré" (link no final do meu post) comecei a estudar cada notícia de esfera mundial, e ver como cada acontecimento atinge direta ou indiretamente todos.

- Crise na Líbia

Há quatro décadas os líbanos vivem em um regime autoritário que nunca permitiu um crescimento econômico. Eles também sentiram que possuíam forças após as revoluções da Tunísia e do Egito, onde conseguiram derrubar o autoritarismo e conquistar a democracia, mesmo que ela ainda esteja em formação. Na Líbia há petróleo, e como não é diferente dos outros países que possuem esse ouro negro, sempre haverá conflitos e disputas ambiciosas. Além do preço do petróleo (que já mostrou seus efeitos), outro receio é de que seja cortado o fornecimento de petróleo e gás para alguns países da Europa. Se isso ocorrer, será uma crise generalizada que resultará em enormes prejuízos. Os motivos que incentivaram os cidadãos líbanos foram os mesmos dos egípcios: desemprego, preços dos alimentos cada vez mais altos, alta dependência das importações e gastos com armas militares.


- Desastre natural do Japão (o tsunami)

Os cálculos do Banco Mundial são de 5 anos o tempo de reconstrução das áreas afetadas pelo tsunami no Japão. Além de reconstruir toda região (Sendai), as indústrias estão sem energia suficiente para continuar com a produção. Com o agravamento da usina nuclear de Fukushima, a instabilidade aumenta, deixando milhões de empresas sem respostas. Para ter uma noção do caos mundial que esse triste ocorrido pode (e já deve estar) causando foi o anúncio da Nokia, pois como sua cadeia produtiva foi afetada, pode haver escassez de celular. Outra dúvida é quanto a produção do iPad 2, pois como alguns componentes são oriundos do Japão, a produção pode ser comprometida, gerando também escassez de produtos (as empresas que fabricam esses componentes podem sofrer com o problema da logística e também na fonte de matéria prima). Além de tudo isso, a questão que mais está sendo abordada é: energia nuclear é fonte segura de energia limpa? Sem dúvidas essa questão será a mais discutida após esse terrível ocorrido. Com certeza o mundo está desolado com a tristeza nas imagens (dignas de um filme de terror) e sabe que todos sentirão de alguma maneira o reflexo dessa catástrofe.

Essas foram as duas notícias que li estampadas na coluna "Mundo" de vários jornais. E certamente ao realizar análises sobres esses assuntos encontraremos um viés econômico ligando fortemente vários países. Pois tudo no mundo nos afeta, direta ou indiretamente, é só começar a olhar de maneira mais panorâmica.

Por isso eu digo: todos devem ser, um pouco que seja, Economistas.

Links: