sábado, 29 de agosto de 2009

29/08/09 - 16h10 - Atualizado em 29/08/09 - 19h42

Eleição no Japão pode mudar relação com brasileiros, diz especialista

Eleição deve pôr fim à hegemonia de Partido Liberal, há 54 anos no poder.
Para professor, possível saída marca fim de governo simpático ao Brasil.

Amauri Arrais

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Com fortes perspectivas de acabar com quase 54 anos ininterruptos do conservador Partido Liberal Democrático no poder, as eleições no Japão deste domingo (30) também podem trazer mudanças para a relação com a comunidade brasileira que vive no país, na opinião do advogado e professor de direito da USP Masato Ninomiya. As cabines de votação abriram, no horário de Brasília, às 19h do sábado.

Foto: Yoshikazu Tsuno / AFP Photo

O primeiro-ministro japonês Taro Aso (e) e seu principal oponente nas eleições, o líder do partido democrata Yukio Hatoyama, durante a campanha (Foto: Yoshikazu Tsuno / AFP Photo)


“Este governo que deve deixar o Parlamento é muito simpático ao Brasil. Assim que começou a crise, eles elaboraram uma série de medidas para ajudar os brasileiros que estão lá. O único país do mundo que fez isso. O Taro Aso [atual primeiro-ministro] morou no Brasil por um ano em 1983”, lembra o professor.

Além do primeiro-ministro, outros membros do atual gabinete, incluindo o chefe da Casa Civil, também tem ligações com o Brasil, “coisa muito rara no Japão”, segundo Ninomiya, que é doutor em direito internacional pela Universidade de Tóquio e presidente do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior.

Com a mudança de governo, ele diz, é difícil saber como ficará a relação com o Brasil, que tem uma das maiores comunidades estrangeiras no Japão, com cerca de 310 mil imigrantes, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. “O que nós sabemos é que algumas pessoas do Partido Democrático são amigas do Brasil, estiveram aqui [nas comemorações do] Centenário da Imigração Japonesa”, afirma.

Brasileiros que vivem no Japão ouvidos pelo G1 também se mostraram céticos quanto à possibilidade de que a mudança no cenário político possa beneficiá-los.

Dados do Ministério da Justiça do Japão divulgados na sexta-feira (28) revelam que, desde setembro do ano passado, início da crise financeira internacional, 54.709 brasileiros deixaram o país.

Gafes


Não são apenas os efeitos da crise financeira, mas também o desgaste do tradicional Partido Liberal Democrático que impulsionam o clima de mudança na política japonesa. De acordo com o professor de direito da USP, desgastado nos últimos anos por não conseguir manter a maioria sozinho, o partido viu sua popularidade declinar com a figura de Taro Aso, conhecido por suas gafes.


“A popularidade do primeiro-ministro, lamentavelmente, é muito baixa. Ele é um sujeito meio antipático, fala muita besteira e seu japonês não é dos melhores”, diz Ninomyia. Durante a campanha, o porta-voz do governo teve que dar explicações sobre uma frase infeliz de Aso, que afirmou que "os jovens com pouco dinheiro não deveriam se casar".

Já o líder do Partido Democrático Yukio Hatoyama, favorito a se tornar o primeiro-ministro, é a quarta geração de uma família de políticos, mas resvala na pouca experiência em cargos públicos. Ex-membro do Partido Liberal, onde o irmão ainda milita, rompeu com a sigla em 1993 e fundou, com outros dissidentes, o PD.


Embora tenha usado o tema da mudança como trunfo na campanha, para o professor Masato Ninomyia, é pouco provável que sua possível chegada ao poder signifique um rompimento radical com o atual governo no Japão.


“Os dois têm uma plataforma eleitoral parecida. A não ser que o Partido Comunista ganhe, e isso parece impossível, o Democrático não vai, por exemplo, expulsar os norte-americanos de lá. Tem tratados internacionais que tem que ser cumpridos”, diz.


O professor cita ainda a poderosa burocracia japonesa como entrave a uma transformação significativa. “Diferente do Brasil e dos Estados Unidos, no Japão ainda que mude o Gabinete, não vai mudar a burocracia. No Brasil, se muda o presidente, muda até o chefe da garagem do ministério. Lá, a burocracia é muito bem estruturada.”

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Voltando para casa...

Depois de tantos anos, uma boa filha a casa há de retornar...

Há alguns anos atrás, conheci um amor que é impossível de descrever com palavras. Impossível transmitir por gestos ou sinais. Apenas sentimos e pronto.

Jesus. Esse é o interlocutor do Nosso Deus. Ele é meu Salvador.

Nada explica o que sinto hoje, convicta da minha decisão.

Apenas quero viver tudo que deixa feliz, me torna forte, me protege e me guia...


"Espírito Santo, ore por mim... Leve para Deus tudo aquilo que eu preciso...
Use as palavras que eu necessito usar, mas não consigo...
Me ajude nas minhas fraquezas, não sei como devo pedir... Vem interceder por mim..."

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SAC Divino - Esse nem Edir Macedo garante!!


Conhecem o site onde "Deus" te responde, te orienta e até "twitta" durante o dia?

Ah, Deus é brasileiro, torce para o Santos, ele não veste Prada, já que o diabo usa essa marca. Ele usa "Dior". Disse que no céu existe open bar, mas só de vinho. Assina como "O Etéreo", "O Uno", "O que tudo sabe", "Papai do céu",

Enfim, vale a pena ler e se divertir!
Já li quase todos os posts e não acho que está faltando com respeito como dizem por aí... É, na verdade, uma grande criatividade. Suas respostas são sempre interessantes!

O Verdadeiro Deus jamais responderia pelo twitter (pelo amor Dele se você acreditar nisso!!) então aproveite e veja a criatividade desse ser ao tentar ser DEUS...

Leia um post:

Deus, por que a mulher é um ser tão estranho?

@Matheuspsy

Para que tu não confies muito nelas, filho. Lembra do que Eva fez com Adão? Afinal, como dar confiança a um bicho que sangra cinco dias seguidos e não morre, não é?

Outro post:

Pai, pq todos os artistas em decadência gostam de publicar auto-biografias?

@Luiz

Olhe, filho, se estiveres falando da bíblia você vai se ver comigo!

Mais um post:

Grande Pai.

Já que tudo pode, por que não faz o FDP do Sarney vazar logo do senado ? Seria mais um milagre atribuído ai ao todo poderoso.

@Mateus

Amado cristão,

Milagre não é tirar o Sarney do Senado. Milagre é fazer brasileiro aprender a votar.


(Joshua Cooke)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Onde eu escolhi morar...Curitiba!!!

Curitiba sai da liderança e fica na 3.ª posição das capitais mais desenvolvidas

Estudo é formado por tres áreas: emprego e renda, saúde e educação. Na saúde a capital paranaense teve o melhor índice do Brasil

24/08/2009 | 17:34 | ADRIANO KOTSANatualizado em 24/08/2009 às 18:38

Curitiba perdeu a posição de liderança entre as capitais brasileiras com maior desenvolvimento municipal humano no ranking elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2006 foi divulgado no domingo (23) e está a disposição no site da instituição. Entre 2005 e 2006 Curitiba apresentou um alto desenvolvimento, acima de 0,8% de crescimento, mas as capitais Vitória e São Paulo evoluíram ainda mais. No Paraná, a cidade de Londrina(Norte) ficou na primeira colocação entre os municípios com maior desenvolvimento no estado.

De acordo com a pesquisa, Vitória apresentou um IFDM de 0,8642 em 2006 e ficou na primeira posição. São Paulo aparece na sequência com 0,8568 e Curitiba com 0,8546. O estudo é composto por índices de emprego e renda, educação e saúde. Neste último quesito, Curitiba foi a capital que teve o maior índice com 0,9294 de IFDM. Nenhuma outra apresentou melhor desempenho.

Segundo a assessoria de imprensa do Firjan, a defasagem para apresentar os dados é em razão de o estudo utilizar apenas estatísticas oficiais. Somente agora em 2009 foi possível reunir ao mesmo tempo dos dados dos ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho. A primeira pesquisa foi divulgada no ano passado e era referente aos números de 2005. “Curitiba está bem posicionada no ranking. Ela avançou entre 2005 e 2006, mais Vitória e São Paulo cresceram mais. Curitiba está classificada com alto índice de desenvolvimento, acima de 0,8%”, explicou Patrick de Carvalho, chefe de desenvolvimento de estudos econômicos da Firjan.

Carvalho explicou que o estudo foi criado para que exista uma pesquisa com recorte municipal, com periodicidade anual e abrangência nacional. “Existe o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU (Organização das Nações Unidas), mas ele só é divulgado a cada 10 anos, seguindo os dados do censo habitacional”, disse.

Metodologia

O IFDM considera, com igual peso, três áreas de desenvolvimento humano: emprego e renda, educação e saúde. Os dados variam entre 0 e 1, sendo o quanto mais próximo de 1 o maior nível de desenvolvimento. O estudo segue as seguintes classificações: municípios com IFDM entre 0 e 0,4 são considerados de baixo estágio de desenvolvimento; entre 0,4 e 0,6, de desenvolvimento regular; entre 0,6 e 0,8, de desenvolvimento moderado; e entre 0,8 e 1, de alto desenvolvimento.

Queda

Além do ranking nacional do IFDM, Curitiba também perdeu terreno dentro do estado. Londrina (Norte) aparece como cidade mais desenvolvida do Paraná, com IFDM de 0,8634. Maringá (Noroeste) é a segunda colocada com 0,8621. Na terceira posição está Pinhais, na região metropolitana, com 0,8582 e Curitiba é a quarta colocada: 0,8546 de IFDM.

Entre os anos de 2005 e 2006 Curitiba teve uma variação de 0,4% de crescimento do IFDM, saindo de 0,8150 para 0,8546. O crescimento de emprego e renda de Curitiba foi de apenas 0,3% entre 2005 e 2006. Cuiabá que liderou esse quesito teve 34,7%. Belo Horizonte, 15,6%. Na área de educação Curitiba ficou na sétima posição, com um decréscimo de -0,6%. Neste índice, somente Rio Branco (3,1%), Manaus (0,8%), Salvador (0,5%) e Vitória (0,1%) apresentaram crescimento. Na área de saúde, Curitiba teve uma variação de 1,4% de crescimento.

Investimentos

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, o município continua investindo nessas três áreas pesquisadas pela Firjan. A prefeitura explica que os índices da cidade não caíram, mas proporcionalmente as outras cidades apresentaram um crescimento mais elevado.

"Os resultados da pesquisa mostram que Curitiba está muito acima da média brasileira nas três áreas avaliadas, o que é positivo. A avaliação da saúde, por exemplo, se aproxima do índice máximo. Os números também mostram que estamos avançando em todas as áreas. Isso porque mantemos um ritmo forte de investimentos. Só em saúde e educação são mais de R$ 4 bilhões nos últimos quatro anos. As próximas pesquisas devem mostrar o resultado desse trabalho", afirmou Luciano Ducci, vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, por meio da assessoria de imprensa.

Aneel aprova distribuição de internet e TV por assinatura pela rede de energia

Tomada poderá ligar liquidificador e ser, também, ponto de internet. Concessionárias terão de criar subsidiárias para entrar no negócio

25/08/2009 | 17:13 | GLADSON ANGELI E
G1/GLOBO.COM
atualizado em 25/08/2009 às 19:13

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) as regras para o uso da tecnologia conhecida como "Power Line Communications" (PLC) no país - sistema que utiliza a rede de energia elétrica como meio de transporte de sinais de internet, vídeo e voz.

Na prática, o sistema permitirá, assim que implementado, o acesso à internet, ou à TV por assinatura, por meio da rede elétrica - já presente na maior parte das residências do Brasil. "Assim, um ponto de energia pode ser uma tomada para ligar o eletrodoméstico e, simultaneamente, um ponto de rede de dados para a provedora de internet ou TV por assinatura", explicou a Aneel, em nota.

Segundo a Agência, os consumidores de telecomunicações serão beneficiados, uma vez que o uso de redes existentes "evita custos com implantação de novas infra-estruturas ou necessita de poucos investimentos". Outro benefício, informou a Aneel, é a utilização da rede elétrica para a inclusão digital, pois a penetração do serviço de energia elétrica é maior que o de telecomunicação.

O serviço não estará disponível, porém, de imediato. Segundo as regras do setor elétrico, as concessionárias só podem prestar serviços de distribuição de energia. Deste modo, não podem operar diretamente os serviços de internet. Se optarem por entrar no negócio, terão de criar uma subsidiária com esta finalidade, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica.

De acordo com a Aneel, a medida representará redução de custos aos consumidores, pois estes poderão contar com a "apropriação" de parte dos "lucros adicionais" obtidos por meio da cessão das instalações de distribuição, em benefício do estabelecimento de tarifas mais baixas.

Copel

Desde abril, a Copel realiza testes desta tecnologia em 60 domicílios de Santo Antônio da Platina, no Norte-Pioneiro. O sistema já é explorado comercialmete em 20 países. A Copel foi a primeira do Brasil a testá-la, ainda em 2001 em Curitiba.

Segundo o coordenador de PLC da Copel, Orlando Cesar de Oliveira, nos testes que a estatal realiza a velocidade de conexão varia de 3 a 30 megabits por segundo (Mbps). A Copel pretende fazer a maior parte da transmissão por sua rede de fibra ótica, que tem quase 11 mil quilômetros e atende a 185 dos 399 municípios do estado.

Com a regulamentação da Aneel, o projeto de PLC da Copel entrará na segunda fase, que é uma oferta comercial de forma inicial. De acordo com Oliveira, a empresa oferecerá o serviço para um grupo de 3 a 10 mil clientes. A comercialização começaria em 2010.

Em maio, o conselho de diretores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) negou a licença para a Copel Telecom, braço da companhia de energia no setor de telecomunicações, ofertar o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Oliveira afirma que a negativa não influencia nos planos de PLC da Copel. “Nosso plano é de desenvolvimento aberto, ofertando qualquer serviço, de qualquer operador, para qualquer cliente”, disse.